segunda-feira, 7 de maio de 2012

Tiergarten


Ok, novamente estou escrevendo a partir de e-mails enviados. Enfim, é a vida, tenho o mais o que fazer, e, no caso de hoje, tenho que estudar alemão.

(...)

Meu final de semana foi muito bom. Acho que estou me acostumando a ficar sozinha. Eu poderia ter feito alguma coisa com alguém, mas preferi fazer sozinha. Porque a falta que eu sinto é das pessoas muito próximas, e não de companhia. Quer dizer, não mais, porque antes eu sentia.


Essa parte do museu vocês já sabem, vou tentar colocar apenas os fatos novos.

Sabado almocei capelete de carne com caldo de sopa de cebola (eu que fiz, nao tava bom mas tambem nao tava ruim) e fui para o museu de arte. Aqui tem muitos museus e sao muito grandes, com muitas obras, bem estruturados. Geralmente são divididos por estilo. Esse que fui é o museu de obras clássicas, mais impressionismo, obras renasentistas, romantismo, bla bla bla. com pintores famosos. Tem vários outros, o de arte moderna, o de historia natural, o de design, o de erotismo, o de Freud, o de Sisi e etc. e museus para crianças (geralmente nos museus normais, tem sessões para crianças, e livrinhos, etc). E incrivel como as pessoas realmente frequentam, porque todos os museus tem uma opcao de vc comprar o cartao anual, que nao é muito caro, tipo, 50 ou 40 euros, e voce pode entrar o ano todo e ver todos os especiais e tal, porque todo museu geralmente tem suas obras fixas, e tem aquelas obras viajantes (tipo as obras de Rodin que tão em Salvador e ninguém vai visitar porque é descarado).


Falo bla bla blá de múmias.
(…)

Esses faraos eram absurdos, ficavam sacrificando tudo. Não bsta morrer, dai tem que matar junto todos seus escravos próximos, bichos de estimação, concubinas, sei lá. Porque ele tem que ter seus empregados e bichos na sua ~~além vida~~.

Dai eu vi as pinturas de Gustav Klint (modernista impressionista) nas paredes do castelo, mas a obra « o beijo«  que eu queria ver está no museu Belvedere, eu nao sabia. Fiquei triste.

Sad elfa is sad.

Vi depois mil quadros renascentistas, dai eu ja tava ha 5 horas no museu, ai cansei de ver um monte de quadro de jesus e anjos e maria e etc. E ai comecei a andar rapido, mas de vez em quando um quadro me chamava muito a atencao por algum motivo, e quando eu ia ver, era de algum famoso tipo michelangelo ou raffaello ou rembrandt (o de rembrandt nada tinha a ver com coisas bíblicas, era o galero se divertindo na neve),  e ai eu passei a respeitar esses caras. Eu achava que eles eram famosos so por ser, tipo, talento associado a QI associado a sorte do destino, timing, etc, mas veja bem, eu tava andando rapido pelas galerias e justamente esses me chamavam a atencao. Apesar do mesmo estilo, diferia de todos os outros. Entao eu respeito mais agora.

Fiquei o todo umas 6h dentro do museu e descobri (de novo) que gosto de museus e foi bom ir sozinha pois podia parar quando quisesse e ficar quanto tempo quisesse. Ah, o museu fica dentro de um palacio, que por si so é lindo. Os palácios aqui são estilo rococó, eu não gosto desse nome pois me lembra nomes nordestino de comida de são joão ou nomes que crianças da década de 20 chamavam as outras (como ofensa), ou ainda galinhas (cóóóó cóóóó cóóóó), e não acho que algo tão suntuoso mereça esse nome. Em alemao fica Roccoco. Dá no mesmo, pra mim é um barroco neoclássico rebuscado, esqueci tudo disso mas é isso aí, volta à cultura greco romana e bla bla bla. O fato é que o castelo é lindo. Palácio, não sei a diferença. Acho que palácio é tipo isso, e castelo é fortificado.

Dai eu sai de la e fui andando em direcao ao som que tava ouvindo,

passarinho? Que som é esse?

É-o-a-ni-ver-sá-rio da cidaaaaaa-aaaaaa-deeeee, cidaaaaa-aaaa-de!

Wien Stadt Fest. Descobri que era aniversario da cidade, tava tendo shows e muitas barracas de comida tipica, muito parque pra criancas, dai eu subi em um touro mecanico e em uma prancha de surfar mecanica, ganhei baloes de gás helio por isso, no total ganhei 5. tomei sorvete e tal. Bebi Redler e comi batata frita, fui choriçada pelo cara da devolução de copos de cerveja, que foi fofo e tímido, gaguejou, até tive pena dele, mas aonde quer que eu vá levo você (Rapha) no olhar e dai ele viu Rapha no meu olhar e disse: Schöbrunn Zwanzig Redler, que quer dizer: « vejo que seu coração pertece a outro, voltarei a recolher copos de cerveja (devolvendo aos devolvedores de copo 1 euro), adeus, bela moça ».

Esse povo daqui é friorento, tava todo mundo de casaco e eu tava de vestido. Tipo, eu gosto de sentir friozinho saudável e o ar gelado em volta de mim. mas ai comecou a esfriar e ai resolvi ir pra casa pois ia comecar a congelar, dai vi um protesto pela libertacao da Siria e varios vieniences tavam participando pois a situacoa ta braba na Siria mesmo. Dai fiquei olhando e vendo, até participei, acabei atrazando minha ida para casa, soltaram pombos da paz e essas coisas.

Ai de repente comecou uma ventania muito louca e ventava tanto que me empurrava na parede e eu pensei que fosse um furacao, mas todos estavam calmos, apenas correndo atras de seus pertences e sombreiros, porem calmos, então supus que nao fosse um furacao. ai eu fui pra casa e comecou a chover e ventar demais, minha mochila ficava voando sendo que tava pesada, andar tava dificil (contra o vento). Comecu a  fazer frio e minha casa fica a 15 minutos do metro e eu cheguei em casa congelando ate os ossos e com o cabelo de maluca e levemente com cara de maluca em estado de alerta, porque eu tava correndo esbaforida e achando que realmente um furacao tava se formando, o vento me levando, a chuva me molhando, o frio me cortando. mas eu cai na real que nao tava na california hahaha.

Em casa, a noite, eu fiz muffins (que trouxe hoje para o trabalho) e fiquei NAVEGANDO no incrível mar que é a internet e depois dormi.

Domingo: acordei e fui ao zoologico. Sorte a minha eu ser certinha com os tickets do metro, pois ja me cobraram 2x meu bilhete.

Era o dia da familia ou algo assim, porque com 15 euros entravam 6 pessoas (2 adultos e 4 crianacas ate 19 anos) e dava direito a ira o zoologico e todas as outras atracoes do park Schönbrunn (que no total daria uns 50 euros por pessoa o.o ou seja, very fucking barato). mas eu sendo uma pessoa tinha que pagar a mesma coisa de 6 pessoas u__u. Enfim.

O Tiergarten Shönbrunn (literalmente, jardim dos animais, ou jardim que contem animais. zoológico) é melhor zoologico da europa e o mais antigo do mundo, com 280 anos. É considerado o melhor zoologico para os bichos viverem, pois eles vivem com muitos cuitados e confortáveis.
Era tao grande. Tinha tanta coisa. Eu fiquei com muito toc de não ver tudo, dai eu fui riscando no mapa com a caneta, mas era tanta ida e vinda e entrada e aaaaaaaaaaaaaaaaaa que desespero. Tenho agonia com isso.
Muito lindo, muito bem estruturado, muitas atracoes. A cada x metros tinham bancos, ou poltronas, ou mesas, ou lugares sentáveis, e grama pra sentar, lixeiras, parques muito bons e divertidos pras criancas (brinquei em alguns, em outros tive pena por não ser criança. Os parquinhos daqui são tão legais @.@), fontes de agua, mapas, animadores, guias. Tinham animais que se espera ver em zoologico e mais um pouquinho de tudo, tipo aquário. Tinha um aquario que vc entrava num tunel de agua com varios peixes (normal, coisa de aquário). Vi Dori e Nemo (eu sei que é normal, mas eles tavam juntos, tirei foto xD)



Os animais noturnos ficavam em camaras escuras que voce entrava. Voce se adequa ao animal e nao ao contrario, pra ver ele em sua atividade natural. Tinha um lugar lindo do aquario, que tinham as aguas vivas que emitiam luz. Era tudo escurao, dai vc via elas nadando brancas fosforescentes em volta de voce.




Os bichos de terra, tipo marmota, vc entrava em tuneiszinhos para enxergar o caminhos delas, e dava pra ver elas, os filhotinhos, eles cavando.

Tinha uma area so de morcegos, os corajosos entravam, pq vc entrava na jaula escura deles, eu entrei pois amo morcegos, fedia demais, mas eu vi um morcego gigante. Lindooooooooooooooo ! serio, o corpo dele é do tamanho de xaninha e as asas enormes! Nhoim >.<
A cara parece de sariguê, tão bonito :33

Tinha uma area que imitava a floresta amazonica, ou a do congo, enfim, as duas, rainforest. segundo eles, exatamente a mesma temperatura e umidade. Era grande e lindo, cúpula de vidro, realmente vc entrava no e tinham arvores imensas que eles plantaram e os bichos, e era quente e abafado, umido, tinham insetos e ras coloridas, aquela flor gigante que tem cheiro de carne podre, que é carnívora. Eles simularam o eco sistema. Impressionante o investimento.

Todos os bichos de agua vc podia ver  dentro da agua pois era transparente o tanque nas partes de águas, dava pra ver pelos lados e por baixo. Hipopotamo, jacares. LEOES MARINHOS ! lindos, fofoooos, e tinha uma arquibancada pra ver eles sendo alimentados, eles ficavam euforicos.
Muitas racas de pinguins e eles soa muito engracados XD

Me impressionei muito com os pelicanos ! nho, eles sao GIGANTESCOS, nao tinha nocao do tamanho dos pelicanos. Gooooordos. acho que se esticarem pra cima o pescoco, sao do meu tamanho. Com certeza mais pesados que eu. Eles sao gordos, desajeitados, ficam se bulindo, ficam se esfregando, é tao legal ! Muito fofo, fiquei muito tempo me divertindo com eles. Eles são muito fanfarroes.

Os bichos do artico tambem eram lindos, o lobo das neves, o lince, a coruja de harry potter.

E nao dava pena deles pois as jaulas eram de fato muito grandes. Nem eram jaulas, eram áreas. So é ruim pros bichos migratorios. Mas a area do lobo por exemplo, era gigante, pra vc localizar ele tinha que andar muito em volta, ou sobre (tem pontes por cima das areas). Nao vi muita graca nos pandas. nem em macacos, ne. Mas nos lemures sim ! eles parece muito mesmo com os de madagascar e sao engracados e se remexem muito ahahhaahahaha

Tinha uma area que era fazenda, tinha uma casa de fazenda, patos, ovelhas, galinhas, cavalos, poneis, area de neonatal que sempre existe (acho que eles providenciam todo dia uma bichinha parida ou que via parir, pro povo ver) e era fofo pegar nas cabrinhas e ovelhinhas recem nascidas e alimentar.

Eu alimentei esquilos de novo, eu perco pontos de QI toda vez que vejo esquilos. eu fico retardada. passei mais de 1h alimentando esquilos, mas eles sao tao fofos ! eles brincam, ficam correndo um atras do outro em volta da arvore, so me lembra bambi wahahaha.

 Aqui tambem tem pavoes soltos, que nem no de salvador. Combinado a tudo, tinham construcoes lindas e decoracao linda com arvores lindas, flores, riozinhos, fontes, pontes, esculturas.

Ah, eu vi tartaruga gigante de Galapagos (quer dizer, acho que era de lá), é gigante e impressionante o.o sao iguais a cagados so que da altura de meu quadril e do tamanho de sei la, muito grande e pescocuda. O.O

fotos no facebook.

Dai fiquei de de manha ate 17h no zoologico. Dai aproveitei meu incrivel ticket que valia para tudo e fui no labirinto de sebes (achei facilmente o caminho usando a tática de seguir sempre a parede direita), passei no jardim particular da imperatriz, fui nas ruinas romanas, e ai fui na parte de dentro do castelo conhecer, eu nao tinha ido ainda, apesar de sempre ir no palácio Schönbrunn, porque é de graca e é lindo e tem esquilos. O ticket me dava direito ate ao audio guide. Gente, nao pode fotografar nem filmar la dentro, o que é uma pena, mas É IMPRESSIONANTE. Uma coisa é ver por foto ou filme, mas ao vivo, é de tirar o folego. é muito detalhe, ryqueza (Carolina /ferraz com certeza morava lá), ouro, excesso de informacao. Tudo muito grande e esbanjador, lustres gigantes todos de ouro, cadeiras, banheiras, detalhes nas paredes, no chão, pinturas, tecidos, enfim.muita ostentação. Eu teria dor de cabeça de viver lá, ficaria cansada só de olhar. Não sou minimalista mas aí é exagero. Mas é lindo. Agora olhe que interessante : Ferdinando, o imperador, o quarto dele era todo simples - mogno, lencois brancos. Ele nao gostava das frescuragi. Era um homem simples e pratico. E corno. Hihihihi Sisi safadinha. Depois disso, estou ainda mais ansiosa por ver Versailles @___@ 
  

Dai eu tava cansada, nao aguentava mais andar, minhas pernas doiam, andei demais e fui em lugar demais, dai vim pra casa e li um pouco de livro, apos um banho quente de banheira, e dormi bem cedo. Minhas pernas ainda doem hoje. Mas foi bom =)

Enfim, estou aprendendo a viver sozinha e ficar sozinha comigo mesma. Trouxe hoje os muffins pro trabalho e dei a alguns colegas e meu chefe e todos ficaram felizes com os muffins e mentiram ou foram sinceros (anyway, foram educados) ao falar que tava gostoso.

:D

2 comentários:

  1. Eu passaria 6h contigo no museu ): Não sei se tenho paciência com todos os estilos, mas pelo menos com todos que tu citou (obras clássicas, arte moderna, historia natural, design e erotismo) eu passaria esse tempo tranquilamente. miwmiwmiw. Pare de se sentir forever alone, Elfa. Devia tentar fazer uns colegas por aí. Como está o alemão? Eu ia te perguntar mesmo onde tu tinha arranjado os balões. hihihi Mó fofura a paquera dos copos. Tu postou fotos do jardim dos animais? Eu não vi nenhuma, mas a minha internet também não está permintindo esses dias. Enfim, adorei o blog. Não uso mais o meu, só usei pra comentar. Beijooooooooooooooo!

    ResponderExcluir