quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cigarros na Áustria e a falta de lixeiras em Salvador

Eu estava conversando com meu namorado sobre o fato de TODO MUNDO nesse país fumar, e como aqui ainda era permitido em ambientes fechados. Em como os não fumantes parecem ser a minoria, como é normal realmente você ir a um restaurante - não é bar, não é pub, é restaurante - almoçar durante o dia com fumaça de cigarro. De vez em quando tem uma salinha para os não fumantes, ou um local que proíbe, raramente uma sala para fumantes, mas isso tá chegando agora, e ainda é raro.

As pessoas fumam até dentro do trem, apesar de ser proibido. Não todo mundo, claro. Adolescentes revolts. Porém em grande número (o trem que eu peguei para um festival estava uma grande confusão de bebida, fumaça e cinzas que grudavam em meu cabelo. Mas em dias normais avista-se um ou outro cidadão quebrando as regras).

Quando eu comentei isso com meu namorado, ele disse que achava que os espanhóis e/ou franceses fumavam mais pois havia mais cigarro no chão dos dois lugares, e, segundo relatado por ele, na Espanha (não lembro de qual cidade ele falou) o chão era coberto de cigarros. Eu não conheço a Espanha, mas, mas de fato, o chão de Paris tem muito mais cigarro que o de Viena. Até o chão de São Paulo tem mais cigarro que o de Viena.

Eu, particularmente, achei que talvez o chão coberto de cigarros não se devesse apenas ao fato de fumarem mais. Outro fatores poderiam estar envolvidos, como a) limpeza pública mais frequente da cidade de Viena em relação à cidade espanhola em questão ou Paris, b) quem sabe o clima versus a deterioração do cigarro (Roberto tinha me iludido que levava pouco tempo pro cigarro se deteriorar mas pesquisei e leva-se 5 anos para que suma completamente do ambiente) c) a educação das pessoas.

Então eu fui pesquisar. Após muita busca e a falta de resultados satisfatórios, lembrei da maravilhosa ferramenta que é o Wolframalpha e digitei lá “Smoking Ranking”. Eis o resultado:

Pois bem, como vocês podem ver, a Áustria ocupa a QUARTA posição no ranking dos fumantes. Fucking 43% da população é fumante. E ocupa o primeiro lugar no Ranking de novos fumantes. Enquanto Espanha e Franca ocupam o 26° e 35°, respectivamente. Mostrando assim que não é o fato das pessoas fumarem mais ou menos. Agora vamos aos motivos. 

Quanto à limpeza da cidade, posso afirmar que é impecável. A primeira pessoa que conheci aqui, o Irlandês da fala-ultra-rápida Patrick, me disse que Viena era tao limpa que ele tinha dor na consciência até de jogar um cigarro no chão. E é verdade. É a cidade mais limpa que já pisei. Não se vê lixo nas ruas. Nem papel, copo plástico, “papel de bala”, cigarro, nada. Mas também não vejo muitos garis. Não posso afirmar se eles existem em abundancia ou não pois trabalho em horário comercial, então talvez o expediente dos mesmos inicie e acabe junto com o meu. Sei que no centro histórico tem um carrinho mágico que parece aquele robozinho limpador do Wall-e que sai limpando as ruas, mas ele não vai nos passeios e afins, circula apenas nas pistas.



Eu tenho esse bichinho. ownn bichiinho >.<

Eu realmente não posso afirmar que a falta de lixo no chao se deve à limpeza constante/eficiente. Mas uma coisa posso afirmar: as pessoas não jogam coisas no chão. E não é porque aqui é entupido de lixeiras a cada 2m. Aqui tem basicamente o mesmo número de lixeiras que os bairros bem urbanizados de Salvador. Ou talvez menos. Em geral, a cidade tem menos lixeiras que a Pituba ou Itaigara, por exemplo.

Mas as pessoas são EDUCADAS a nao fazer isso. E é aí que tá a diferença. Já vi gente falando que Salvador precisa de mais lixeiras, que jogam o lixo no chão porque “não tem lixeira”, se achando super certos. Sabe, VOCÊ gerou o lixo. Aí você quer se livrar do lixo. Porque você é bom demais pra ficar com seu lixo. Comeu uma balinha e está com o papel. Você não pode fazer o enorme sacrifício de segurar o papel ou colocar em sua bolsa ou bolso até o lixo próximo? Não quer deixar um papelzinho de bala no seu carro, e por isso você JOGA NA RUA? E me diz que quer viver numa cidade limpa?  

Nao levo jeito pra confeccao de memes. E tá faltando uma interrogacao.


No caso do cigarro isso fica mais complicado, ou parece ficar. Porque cigarro fede, cigarro suja. Não vou dizer que nunca vi um cigarro ou outro por aí. Mas nunca o chão coberto. Porque ninguém tem nada a ver com o fato de você não ter onde jogar seu cigarro. Você que tem que se virar para descartá-lo da maneira menos prejudicial à sociedade. Não sei o que fazem as pessoas que não fazem isso (seguram até o lixo mais próximo, não sei), mas algumas pessoas usam os cinzeiros portáteis. Nada mais é do que um recipiente para guardar seu cigarro usado. Existem diversos modelos, e as vezes ganha-se de brinde em festivais ou festas.





Já que esse não é um produto comum no Brasil (apesar deu já ter visto o metálico e nome desse último ser bitucaqui) algumas coisas podem ser adaptadas, como um potinho de mini MM's, por exemplo. Depois que ele estiver cheio, basta descarregar em algum lixinho.






 Você ainda pode dar uma de hippie e decorar seu potinho :D Assim você estará desenvolvendo sua criatividade, fazendo sua parte e ganhando +5chance de catar um(a) gatinho(a) ambientalista.





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer a Espanha e França mas, o cigarro me incomodava demais!! O povo fuma muito, seja velho ou jovem, tá todo mundo fumando. Quando cheguei em Madri, nos ofereceram um quarto que um fumante acabava de sair e, mesmo depois da limpeza, o fedor era tão insuportável que pedimos para trocar la habitacion!
    Embora as cidades fossem muitos mais limpas em relação à terrinha, vimos muitos restos de cigarros no chão, aliás, em todo lugar... Em Paris mais...
    Retornando para Salvador, apesar de todo o resto, o ar me deixou feliz! Lugar nenhum que passei era mais "cheiroso" e fresco que Salvador!

    ResponderExcluir