sábado, 22 de setembro de 2012

Lisboa


Sobre Lisboa (baseada em minha opinião de quem só passou um pedacinho da tarde e comecinho da noite): 

Pegue uma capital européia glamourosa, some com salvador e divida por dois: essa é exatamente Lisboa. Essa parada aqui é exatamente o intermediário entre Viena e Salvador. Arquitetura, pessoas, língua, temperatura e ~~segurança.

Arquitetura

A arquitetura é uma mistura do que vi em Paris/Viena com Pelourinho. Dá pra reafirmar pra minha mente o quão a arquitetura soteropolitana foi influenciada pela lusitana. E as calçadas de pedra portuguesa presente em todo litoral brasileiro. Mas é bem legal ver todos esses elementos! Tem até um "Elevador Lacerda" ahahhaa, cidade alta e cidade baixa... hahaha!

Pessoas & Língua 

Para minha surpresa (ou sou eu que tô paranoica percebendo) muita gente falando alemão. Fiquei puxando assunto nada a ver e dando informações que ninguém me perguntou para Vieniences. Mas é que poxa, fiquei feliz. Eu vou ficar com muita saudade de Viena, e das pessoas principalmente, e do modo tão característico que elas falam :3 Enfim. E muita gente falando português (DUH). Então foi o intermediário mental para mim. Mas é estranho. Porque é a primeira vez em algum tempo que estou num lugar que tem português como opção de comunicação (e a primeira!). Se bem que as vezes foi difícil de entender/me entenderem. Na praça que eu fui, tava tendo um show de choro/samba com músicos excelentes, E AS PESSOAS ESTAVAM SENTADAS COM CARA DE NADA (ou de admiração, mas como que nem um pezinho bate no chão?) e eu senti vergonha de mim mesma pois não sei sambar hahaha.

Temperatura

Outra coisa que intermediou: saí dos 2 graus de Viena para um calor infernal aqui, e, para o meu azar, descubro que estava apenas 25 graus :C Ou seja, né, levem um canudo e me suguem do chão quando eu chegar em Salvador. 

Segurança

E também falaram para eu voltar cedo para o hotel já que eu tava sozinha e era uma menininha. Olá vida real onde existe violência >.<

Outras considerações

Enfim, as coisas aqui são bem mais baratas em relação a qualquer lugar que eu tenha ido, incluindo o transporte público.

Lisboa é composta 15% por portugueses e 123% de brasileiros. 

Mas gostei da minha parada aqui, estava irritada em vir para cá mas acabei gostando, o pedacinho da cidade que conheci achei charmoso, legal de passear. a comida é gostosa.
- Tomei café no copo de chocolate (Delicioso, bem forte e sem açúcar)
- Pastelzinho de nata [belém] - gostoso, claro
- Croquete de bacalhau - O da Perini-antes-do-G-barbosa-comprar é bem melhor
- e pata gigante de caranguejo gigante - essa é outra história e é tão grande quanto a pata do caranguejo - e to muito feliz e satisfeita. comer é vida)

Coisas que não são novidade

muitos portugueses são mal educados e/ou odeiam brasileiros. Por um lado é justificável mas por outro é totalmente burro, porque eles tão na pindaíba e sem a gente estariam muito, muito piores

eles são literais:
   - moço (do balcão de informações) eu gostaria de ir ao centro da cidade
 - então é só ir!
 - ¬¬ mas gostaria, por favor, de saber como posso chegar lá
 - pode ir de taxi, mas de metrô é mais barato e é muito fácil.
- ok, moço, o senhor pode me dizer o CAMINHO?

3) Brasileiros são mal educados também. MUITO. 
4) Espanhois são ignorantes em relação ao resto do mundo (menos álvaro brother)
5) Um cara chamou o Brasil de colônia u_u MALDITO SEJE, MANOEL JOAQUIM!
  

Um comentário:

  1. Nho, eu gostei de Lisboa é tipo Salvador o suficientemente aceitável.

    ResponderExcluir